terça-feira, 12 de julho de 2011

Kid Icarus: Uprising - O retorno do herói alado


Quando Super Smash Bros. Brawl chegou ao Wii, em 2008, muitos jogadores ficaram sem saber quem era o misterioso garoto com asas que fazia sua estreia no terceiro título da série de luta da Nintendo.
Também pudera, afinal, Kid Icarus – série da qual o herói foi retirado – não recebia um título inédito desde 1991, o que fez com que ele se tornasse um desconhecido para os públicos mais jovens. No entanto, a casa do Mario decidiu reverter a situação e apostou novamente no menino alado.
O anúncio de Kid Icarus: Uprising foi feito juntamente com a apresentação do Nintendo 3DS na E3 2010. Contudo, foi somente na edição deste ano da feira que o game teve mais informações liberadas, assim como detalhes sobre a jogabilidade e a revelação de um empolgante modo multiplayer.
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Queda livre
Como apresentado pela Big N no ano passado, um dos grandes destaques de Uprising são os momentos de voos, que abusam do efeito 3D do portátil em um mergulho realizado do alto das nuvens em direção à terra firme. Essas descidas serão constantes ao longo do modo single player, estando presentes em praticamente todas as fases do jogo.
Por ser uma espécie de queda livre realizada por Pit, essa parte é totalmente centrada em uma jogabilidade on-rails. A única ação permitida é o passeio pela área da tela, feito por meio do analógico do 3DS. Além disso, é possível atacar os inimigos que surgirem em seu caminho com o botão L, fazendo com que o anjo dispare alguns projéteis. Pressionar a tecla várias vezes faz com que ele inicie uma sequência de ataques físicos.
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A mira desses “mergulhos” é feita a partir da tela inferior do console. Com a ajuda da stylus, os jogadores podem fazer a pontaria com o arco sagrado do protagonista e mandar os capangas de Medusa de volta à escuridão.
Esse sistema de precisão também é utilizado quando Pit chega à terra. Isso porque, assim como em Metroid: Prime Hunters, a touchscreen é usada para controlar as câmeras e, consequentemente, o posicionamento do personagem. De acordo com relatos do site americano Ripten, a mecânica é confusa no início, mas rapidamente assimilável.
Além disso, Kid Icarus: Uprising traz um arsenal bem variado de armas para serem utilizadas. O interessante é que cada uma possui pontos fortes e fracos específicos, o que significa que será preciso ter domínio dessas características para saber qual utilizar nos momentos corretos. São elas:Img_normal
  • Blade
  • Bow
  • Cannon
  • Arm
  • Claws
  • Palm
  • Orbitar
  • Staff
A eterna luta de luz e sombras
Outro destaque da última edição da E3 foi o modo multiplayer de Uprising, que poderá ser utilizado tanto em combates wireless local quanto em batalhas via Wi-Fi. A mecânica é bem simples e lembra muito o famoso Team Deathmatch dos jogos de ação, já que dois trios se enfrentam sob as bandeiras da luz e das sombras.
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Ao início da partida, o jogador escolhe um equipamento e deve eliminar o time adversário. O curioso é que há uma quantidade total de mortes permitida para cada equipe, o que é exibido no topo da tela.
Quando a última morte acontece, o herói do grupo entra em campo, sendo Pit para a Luz e Dark Pit para as Trevas. A partir desse momento, os usuários devem se unir para eliminar (ou defender) o guerreiro celeste – algo que pode definir o rumo da disputa.
Batalha de cards
Por fim, a Nintendo apresentou, durante a E3 2011, os cartões de realidade aumentada inspirados em Kid Icarus: Uprising. Assim como nos cards que acompanham o 3DS, os personagens surgem quando a imagem é detectada pela câmera do console. O curioso é que, quando duas cartas são postas lado a lado, é possível ver os bonecos lutando. No entanto, não há nenhuma confirmação sobre um modo competitivo envolvendo esse recurso.
Kid Icarus: Uprising chega com exclusividade ao Nintendo 3DS no final deste ano.

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