sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como Funcionará a Retrocompatibilidade para Jogos de DS no 3DS?

O 3DS será compatível com a estimada biblioteca de jogos do DS. Porem Há alguns problemas com isso apesar de tudo. Como vai funcionar exatamente?

Desde que o Nintendo  3DS foi anunciado, foi informado que o mais recente portátil da Nintendo terá compatibilidade com os jogos de Nintendo DS. É evidente a partir de imagens do 3DS que esta compatibilidade é conseguida através de um slot no sistema que aceita tanto os cartuchos 3DS, bem como de DS. No entanto, nada dessa funcionalidade é conhecida além do fato de que ela existe. Como, em detalhes, isso funcionará?
Primeiro, tem que ser esclarecido que qualquer jogo de DS que depende de um periférico externo que se conecta ao slot para jogos do Game Boy Advance já está descartado, não importa qual seja. Como o slot não existe, não haverá maneira de conectar acessórios como o Guitar Grip para Guitar Hero  ou o Motion Pack para Tony Hawk.O Rumble Pack, que tem uma série de jogos com suporte a ele, não vai funcionar no 3DS.

Adaptação para as telas

Provavelmente o maior problema que a Nintendo terá de resolver com a execução de jogos do DS no 3DS é a diferença entre a resolução da tela entre os dois dispositivos. Ambas as telas de DS possuem resolução de 256 × 192 pixels. O 3DS terá resoluções de 400 × 240 e 320 × 240 pixels, para a tela superior e inferior, respectivamente. É muito improvável que os jogos de DS serão “esticados” a partir de seu aspecto nativo de 4:3 para preencher a tela superior do. Veja na imagem abaixo as proporções entre as telas inferiores:




Pela resolução do 3DS não ser o dobro do DS é impossível simplesmente usar o "dobro do tamanho" de cada pixel para se ter uma imagem mais limpa na tela do 3DS, isso deixa a Nintendo com duas opções.
Uma opção é para simplesmente mostrar 1:1 das imagens, em sua resolução original de 256 × 192 pixels. Nas telas do 3DS ficaria como se segue:

Clique Para ver maior


Como você pode ver a imagem do jogo para DS é cercada por barras pretas de todos os lados. Isto pode parecer um pouco feio, mas é inevitável para o 3DS exibir os jogos de DS da forma mais fiel possível. Note que em um 3DS real, a imagem vai parecer ser menor e mais nítida do que em um DS, o que é devido à densidade de pixels mais elevadas do 3DS.
Veja a comparação:

Clique Para ver maior


A outra opção da Nintendo é outra escala dos jogos. Para que a imagem se adapte às telas de alta resolução do 3DS. Isto irá remover a borda preta na tela inferior inteiramente e deixará apenas uma pequena faixa preta na tela superior, em detrimento da nitidez da imagem.

Clique Para ver maior


A imagem parece ser um pouco embaçada, mas deve satisfazer a maior parte das pessoas que querem jogar seus jogos de DS nem com barras pretas, nem com uma imagem insignificantemente pequena.
Se você olhar para as duas imagens lado a lado, você notará que cada uma tem suas vantagens e desvantagens distintas. Qual deles você prefere é uma escolha muito pessoal, nem eu nem a Nintendo pode dizer-lhe qual o método de exibição de jogos de DS no 3DS é o melhor, porque ele realmente depende de como  você quer a imagem.

Clique Para ver maior


Eu acho que a Nintendo vai dar aos usuários a escolha entre os dois, como eles fizeram com o Game Boy Advance e sua retrocompatibilidade com jogos de Game Boy Color. Se alguém se lembra, você pode escolher entre alongar os jogos GBC para a tela de alta resolução do GBA ou exibi-las como estão no meio da tela.

Mapeamento dos controles

O layout dos botões do 3DS difere um pouco do DS, é importante considerar também como os jogos de DS serão mapeados para ele. É um fato que o A, B, X, Y permaneceram do mesmo jeito, e que os botões Start e Select irão funcionar como antes, mas debaixo da tela inferior. É também evidente que o touchscreen vai funcionar exatamente como antes.
No entanto, o D-pad é um ponto de interesse especial. No 3DS, ele foi movido para baixo, mais perto da borda inferior do sistema, para abrir espaço para o amado controle analógico. Certamente você ainda será capaz de usar o D-pad para os jogos de DS, mas a sua nova posição pode fazer do uso um pouco desajeitado. Quanto ao analógico, traz a questão de saber se vai ser possível usá-lo quando jogar game do DS que não foram originalmente concebidos para ele.
Se o 3DS roda jogos de DS por meio de emulação baseada em software, não será difícil para a Nintendo remapear o D-pad para o uso  do analógico.



É muito provável que o 3DS usará emulação de software, então não há nada que impeça a Nintendo de adicionar suporte para os jogos mais velhos poderem usar o analógico. Tenha em mente, porém, que, mesmo que seja assim, os jogos de DS continuarão insensíveis ao quanto o analógico é pressionado. Por exemplo, em jogos em que o uso do analógico é nativo, empurrando-o um pouco vai fazer um personagem andar devagar, enquanto empurrando-o até a borda faz o personagem correr. No 3DS, esta graduação não existirá para jogos de DS, empurrando pouco ou muito não terá nenhum efeito no jogo.





Detalhes técnicos

Para jogar DS, o 3DS terá de emular. Dois tipos de emulação existem atualmente, um dos quais o 3DS usará: emulação baseada em hardware e software. Cada um tem vantagens e desvantagens, procurei resumi-las na tabela abaixo.


emulação baseada em hardware
emulação por software
compatibilidade com jogos elevada ao máximo
possíveis problemas de compatibilidade
controles devem ser mapeados para um conjunto fixo de botões (não da pra usar o analógico)
possível remapear os controles
--
jogo emulado pode ser "reforçado" pelas características superiores do 3DS.


O 3DS provavelmente usara emulação por software, principalmente por questões de custo, para empregar emulação baseada em hardware, a Nintendo iria necessitar de incluir a CPU e GPU do DS  no 3DS, elevando o preço. 
O botão Home tem sido um tópico de discussão para alguns, eu acredito que ele irá desempenhar uma função semelhante ao botão do Xbox 360, o que permite ao jogador acessar a uma variedade de características do sistema durante o jogo. 
Conveniências como estas seriam limitadas apenas aos títulos 3DS se o sistema se basear em emulação por hardware para os jogos de DS.

Clique Para ver maior


Embora possa soar como uma característica trivial à primeira vista, na realidade, verifica-se que há um número surpreendente de complexidades envolvidas para a realização da retrocompatibilidade com jogos de DS no 3DS. Temos de apreciar o esforço da Nintendo em não fazer as nossas bibliotecas antigas dos jogos para DS se tornarem obsoletas, seria uma pena perder a capacidade de experimentar as maravilhas que o DS nos oferece, tendo uma das mais diversificadas e satisfatórias bibliotecas de  jogos na história. Vamos só esperar e ver no que dá.
Muito obrigado!
See ya o/

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante

anDaniel disse...

Gostei do artigo, to pensando em comprar um 3DS, mas quero muito jogar os jogos do DS que são muito bons, então pra mim não rola ficar sem jogalos. xD

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More